Hi with Great Lake Swimmers' Gonna Make It Through This Year. A Happy New Year to you all.
Monday, 31 December 2018
Friday, 28 December 2018
Ghost Hunt, Café-Casa da Música, Porto, 26.12.2018
words: Guilherme Lucas (freely translated by Raquel Pinheiro); photos Guilherme Lucas
Coimbra’s duo Ghost Hunt played last Wednesday at Café Casa da Música, Porto. The electronic music group are Pedro Oliveira keyboards and programming) and Pedro Chau (bass, vocals - already well-known within the Portuguese music scene for his career between no longer existing Tédio Boys and 77, currently in The Parkinsons and Subway Riders).
The most relevant thing to say about Ghost Hunt’s concert is that they are a serious band, very professional in the way they play music. They’re very good within their genre. Live, they so it all in a very cohesive and enlightened way. There is a well-thought-out and fluid project, straightforward, where themes roll in a logical and natural fashion, providing a show without less interesting or dead moments for those who see them live. I want to believe that in a one hour show they managed to large the audience that attended the concert – Café Casa da Música’s ample space was nearly full. The applause at the end of each theme proved such delight.
Broadly speaking Ghost Hunt play fresh, current electronic music, but there is an aspect or a way of playing it that derives from a past rock'n'roll culture. Perhaps it is that factor that makes it so organic and "human”. But it is not just that detail that helps such perception. The duo manages to make a very clever mix of stylistic genres ranging from krautrock to space-rock, to synth-pop-rock to darkwave, new-wave and post-punk. In Ghost Hunt’s music can be heard sonorities suggested by Kraftwerk or Tangerine Dream, but also Gary Numan, Orchestral Maneuvers in the Dark or New Order, the list being very long and diverse, as it results from a mixture of decades - and different bands and artists - that contribute as references to duo ‘s sound. This to also mention that is in their music, which is essentially very melodic and captivatingly pop with some experimentation, although very objective, punctual and short length. I will say the group’s themes share a great intimate ambient beauty, mixed with blinding sidereal explosions, with vertiginous psychedelic speeds through space, at times cold and mechanical, at times hot and melodically grandiose. There is a dark and obscure side to their themes as well as melancholic beauty that elevates towards something hopeful and liberating.
As a conclusion I will say that Ghost Hunt are a very interesting band quite of being carefully
listened to. This project ennobles the current Portuguese music scene. They are one of those bands that make us proud, regardless of our liking or disliking of electronic music and so.
texto e fotos: Guilherme Lucas
O duo coimbrense Ghost Hunt atuou, na passada quarta-feira, no espaço do Café Casa da Música, no Porto. Este grupo de música eletrónica é composto por Pedro Oliveira, na parte dos teclados e programações, e Pedro Chau no baixo e vocalizações (este último já é por demais conhecido dentro do panorama musical nacional, devido à sua carreira musical, repartida entre os extintos Tédio Boys e 77 e presentemente nos The Parkinsons e nos Subway Riders).
O que há a dizer de mais relevante deste seu concerto é que os Ghost Hunt são uma banda feita, séria, muito profissional na entrega à interpretação da sua música, sendo muito bons dentro da sua tipologia musical. Demonstraram precisamente tudo isto ao vivo, de uma forma muito coesa e esclarecida. Há um projeto muito bem pensado e fluído, sem espinhas, onde os seus temas sucedem-se de forma lógica e natural, proporcionando um espetáculo sem pontos mortos, ou menos interessantes, para quem assiste a um seu concerto. Em uma hora de espetáculo conseguiram, quero crer, cativar todo o numeroso público que afluiu ao concerto, e que encheu praticamente o amplo espaço do Café Casa da Música. As muitas palmas, nos finais de cada tema, eram prova desse agrado.
Os Ghost Hunt fazem genericamente música eletrónica, fresca e atual, dos nossos dias, mas há uma vertente, ou uma forma de a interpretar que deriva de toda uma cultura rock’n’roll que está no passado. É talvez esse fator que a faz ser tão orgânica e “humana”. Mas não é só esse pormenor que concorre para essa perceção. O duo consegue fazer uma muito acertada e despudorada mistura de géneros estilísticos que vão desde o krautrock ao space-rock, ao synth-pop-rock, à darkwave, new-wave e post-punk. Ouvimos na música dos Ghost Hunt sonoridades que nos sugerem os Kraftwerk ou os Tangerine Dream, mas também Gary Numan, Orchestral Manoeuvres in the Dark ou New Order sendo que a lista é muito extensa e diversa, pois resulta de uma mistura de décadas - e de diferentes bandas e artistas - que contribuem como referências para o som deste duo. Isto para referir também que se encontra na sua música, que essencialmente é muito melódica e cativantemente pop, alguma experimentação, embora de forma muito objetiva, pontual e de curta duração. Direi que os temas do grupo comungam de uma enorme beleza ambiental, intimista, misturada com fulminantes explosões siderais, de velocidades psicadélicas vertiginosas pelo Espaço, ora gélidas e maquinais, ora quentes e melodicamente grandiosas. Há um lado negro e obscuro nos seus temas mas também uma beleza melancólica que nos eleva para algo esperançoso e libertador.
Direi, em jeito de conclusão, que estes Ghost Hunt são uma banda deveras interessante e muito merecedores de uma escuta atenta. Engrandecem, com este seu projeto, o atual panorama musical nacional. De tal forma, que são daquelas que nos dão orgulho, mesmo que se goste, ou não, de música eletrónica e afins.
essante e muito merecedores de uma escuta atenta. Engrandecem, com este seu projeto, o atual panorama musical nacional. De tal forma, que são daquelas que nos dão orgulho, mesmo que se goste, ou não, de música eletrónica e afins.
Wednesday, 26 December 2018
Sunday, 23 December 2018
Baleia, Baleia, Baleia, Woodstock 69, Porto, 21.12.2018.
words:
Guilherme Lucas (freely translated by Raquel Pinheiro); photos Guilherme Lucas
Porto’s duo
Baleia, Baleia, Baleia played at Woodstock 69 on Friday night. Baleia are a
relatively new band in the Portuguese music scene. They come to be in 2015, but
only in 2016 did the project had a defined shape. So far, they have two albums on
their resume (Botaperna, July 2017 (a live recording), and Baleia, Baleia,
Baleia, March 2018). It has been several months since they’ve been their latest
album. This show, within Tour das Rabanadas (French Toast Tour) comprising
seven gigs during Christmas and end of the year, was part of that goal.
Baleia,
Baleia, Baleia are a somehow particular band within our current musical landscape
that a lot of interest from several sides of specialized music review as well
as from the general public. Simplifying, they’re hype. What makes them so?
Looking
closely at their repertoire it seems clear to me that it all derives a lot from
a very intelligent fusion with a sense of humo of a whole inheritance/tradition
of singing and writing similar to some of the biggest Portuguese pop-rock acts of
the last decades, backed by a very powerful (and addictive) varied instrumental
within Anglo-Saxon pop-rock-metal.
Many of the
vocals and choruses with which vocalist/bassist Manuel Molarinho expresses
himself, among others, clear suggest references Heróis do Mar or Ana Deus,
Reporter Estrábico or even the more recent Vaiapraia. His lyrics also have a
very well structured analysis of daily life viewed form an adolescent anguish perspective.
A simple, deep and accurate writing, within a programmatic construction of
reality, at times surrealistic and pamphletary. Never disconnected from the main
goal: pass to us messages and feelings
inspired and universal, just as if we were sweetly bitten by a bee. All in a
very direct manner, through a quite crystalline singing so that everyone
understands what they are telling us.
Finally, they
operate on a melting pot of musical influences, ranging from punk to new-wave, hard-rock
to stoner to doom to psychedelic ... and the list goes on, but performed in a
pop, purposeful with a very unique sound. In that regard, there aren’t too many
unnecessary excesses or instrumental reveries; only what is strictly necessary
to build good pop songs, heavy sounded, but not enough to classify them as an overtly
heavy band. There is also joy, even if acid and at times insane emanating from
their themes placing them in a palette of colours sufficiently distant from dark
and obscure, or a deeper and more strict underground. In that, they also make a
difference.
Live, Manuel
Molarinho and Ricardo Cabral (drummer) proved to be excellent musicians. The
type who manages to simplify where others only complicate to show vain skills.
The duo is very pleasantly surprising in the natural way their live songs sound,
but above all by the excellent and very well defined bass lines, which are
remarkable. Baleias most famous theme (I Want to be a Screen) is the best
example of what I mean: one of the best bass lines I remember listening to in
recent years: simply brilliant! But, there is much more.
Baleias are a
good live band; they perfectly fulfill what their songs demand, in a very
empathetic and friendly way with the audience. I find it hard not to like them,
unless one dislikes their repertoire from the start. One realizes that it is a
group that has something more than many others; no longer "one more in the
pile" even though this is not always possible to be described by words.
The two
musicians played all the themes from Baleia, Baleia, Baleia along with a cover
of Daniel Catarino’s Adultério na Igreja and a cover of Mão Morta’s Cão de
Morte in the middle. It was a good show, with the most well lit and best
decorated stage I've seen so far at Woodstock 69 and beyond. At the end of the
performance desired, and, in my view, well deserved both for audience and band,
encore didn’t happen.
In a nutshell:
Whales offered an excellent Friday night for those who went to their concert.
It was a good and, therefore, advisable!
texto e
fotos: Guilherme Lucas
O dueto
portuense Baleia Baleia Baleia apresentou-se ao vivbo no Woodstock 69, na noite
da passada sexta-feira. Estes Baleias são uma banda ainda relativamente recente
no nosso panorama musical nacional. Formaram-se em 2015, mas só em 2016 é que o
projeto ficou definido. Contam, até esta data, com dois álbuns no seu currículo
(Botaperna, de Julho de 2017 (um registo ao vivo), e Baleia, Baleia, Baleia, de
Março de 2018). Andam por isso, há já alguns meses a divulgar em concerto este
seu mais recente trabalho, e este espetáculo fez parte desse objetivo, inserido
na Tour das Rabanadas de sete datas nacionais, durante este período natalício e
de final do ano.
Os Baleia,
Baleia, Baleia são uma banda algo particular dentro do nosso atual panorama
musical e que tem gerado bastante interesse por parte de diversos quadrantes de
alguma crítica musical especializada, mas também do público em geral. Ou seja,
e simplificando, são hype. E então qual o motivo para tal?
Parece-me
evidente, ao analisar atentamente o repertório da banda, que todo ele deriva
muito pelo facto de que fundem, de forma muito inteligente e com sentido de
humor, toda uma herança/tradição de canto e de escrita, que encontra
similaridade com alguns nomes maiores do universo pop/rock português das
últimas décadas, apoiado por um instrumental muito poderoso (e viciante),
musicalmente variado dentro de tipologias pop/rock/metal anglo-saxónicas.
Encontramos
em muitas das vocalizações e refrões com que o vocalista e baixista Manuel
Molarinho se exprime, claras sugestões que nos remetem para uns Heróis do Mar ou
uma Ana Deus, uns Repórter Estrábico ou até a um mais recente Vaiapraia, entre
outras. Mas também há nas suas letras uma muito bem estruturada análise do
quotidiano numa perspetiva de angústia adolescente, com uma escrita simples,
profunda e certeira, dentro de uma construção programática algo surrealista e
panfletária da realidade, mas que jamais se desliga da intenção primeira de nos
transmitir mensagens e sentimentos inspirados e universais, tal como se
fossemos docemente picados por uma abelha. Tudo isto de forma muito direta,
através de um canto muito cristalino para que todos entendam o que nos estão a
transmitir.
Finalmente,
operam num “melting pot” de influências musicais, que vão desde o punk à
new-wave, ao hard-rock, ao stoner, ao doom, ao psicadélico… e a lista fica um
pouco para o infindável, mas que são todas elas executadas de uma forma pop,
objetiva e com um som muito próprio. Não há nesse sentido, muitos excessos ou
devaneios instrumentais desnecessários; só concorre o estritamente necessário
para edificar boas canções de cariz pop, com um som que é pesado, mas não o
suficiente para os classificar como banda ostensivamente pesada. Existe também
uma alegria, mesmo que ácida e algo insana, que emana dos seus temas e que os
localiza numa palete de cores suficientemente afastada do negro e do obscuro,
ou de um underground mais profundo e rígido. E neste aspeto também marcam
diferenças.
Em concerto,
Manuel Molarinho e Ricardo Cabral (baterista), demonstraram ser excelentes
músicos, daqueles que conseguem simplificar onde outros só complicam para
exibir competências vãs. O dueto surpreende muito agradavelmente pela forma
natural como faz soar as suas canções ao vivo, mas acima de tudo pelas
excelentes e muito bem definidas linhas de baixo, que são de assinalável
destaque. O tema mais famoso dos Baleia (Quero ser um Ecrã), é o melhor exemplo
do que refiro: uma das melhores linhas de baixo de que me lembro de escutar nos
últimos anos: simplesmente brilhante! Mas há muitas mais, para além dessa.
Estes Baleias
são uma boa banda ao vivo; cumprem na perfeição o que as suas canções exigem,
num registo muito empático e amistoso com o público. Acho difícil não se gostar
deles, a menos que se deteste o seu repertório à partida. Percebe-se que é
grupo que tem mais alguma coisa do que muitos outros; que não é mais um do
“monte”, mesmo que isso nem sempre seja possível de ser descrito por palavras.
Os dois
músicos interpretaram todos os temas do seu álbum Baleia, Baleia, Baleia
conjuntamente com a versão de Adultério na Igreja, de Daniel Catarino e a
versão dos Mão Morta, Cão de Morte, que foram introduzidas lá pelo meio. Foi um
bom espetáculo este a que assisti, e com o palco mais bem iluminado e melhor
decorado que presenciei até à data no Woodstock 69, e não só. No final da
atuação não houve direito a um desejado encore, algo que acho que era bem
merecido, tanto para o público como para a banda.
Resumindo:
estes Baleias proporcionaram uma excelente noite de sexta a quem se deslocou ao
seu concerto. Foi coisa boa, e por isso, aconselhável!
Saturday, 22 December 2018
Friday, 21 December 2018
Andy Burns,
Casa do Livro, Porto, 18.12.2019.
words:
Guilherme Lucas (freely translated by Raquel Pinheiro); photos Guilherme Lucas
Andy Burns an Australian
singer-songwriter living in Tokyo, maker of high-quality alternative lo-fi pop
songs that some music critics nickname bedroom pop because of how the musician
composes, records and produces, all almost home-made. His songs also have a theme
that derives from many of his daily, personal, unashamed and somewhat ironic
thoughts and experiences, many of them home-grown or with people who somehow come
by his home or work life. In short, a kind of philosophy and sense of everyday
life transformed into pop songs.
So far, the musician released two excellent albums in 2018 (Excited in April and Good Grief in August), having, at the beginning of his career, released another - not much mentioned - called Songs for Films, from 2016. Is simply fascinating, consisting of three beautiful songs. Currently, Andy Burns seeks to revitalize his career, hence the release of two albums this year, as a way to accelerate the advertising process of his work, along with what it entails.
The Australian musician played last
Tuesday at Casa do Livro, in Porto, the last date concert of his European tour,
started in November.
Armed only with his Fender guitar, connected to a
small Vox valves amplifier, and with the instrumental sound of his songs, as heard
in his albums, one after the other by way of linking his mobile to the room ‘s PA,
the musician offered his show to the audience. A mix of karaoke with guitar and
voice in the instant. It fully worked and, as much as possible, it was extremely
simple and honest where the lo-fi approach of his music is concerned.
Either playing tracks with the guitar, or putting it
aside and wielding the microphone whistle wandering in rambling dance steps,
Andy Burns not only showed a tremendous competence to depict his music in its
different intensities but also in its most humorous parts.
He was quite nice with the audience, always telling stories about some of his songs, among smiles and giggles from the audience, explaining that one was dedicated to a friend who works at a Disney call center (and what it means when it come to the level of hilarious imbalances). Or the loved-up couple with whom he shared the apartment who used the sofa bed for the obvious, always keeping hold of it, therefore leaving him hoping all the time to rescue it … and his peace.
I really enjoyed Andy Burns’ concert, not only because of his music, but also for format found; a very unusual thing live, but that proved to be extremely accurate and convincing. It was quite enjoyable and to the flavour of his music and this type of registry, pop (but not mainstream or commercial pop). Andy Burns is a solid name to be reckoned with right now in the current the alternative lo-fi pop. Tremendously recommendable!
texto e
fotos: Guilherme Lucas
Andy Burns é um cantautor australiano a viver em
Tóquio, criador de canções pop de grande qualidade, num registo alternativo e
lo-fi a que alguma crítica musical apelida de bedroom pop, muito por conta da
forma como o músico compõe, grava e produz o seu trabalho, e que é quase todo
ele feito em ambiente caseiro. Mas também há nas suas canções uma temática que
deriva das diversas experiências e pensamentos pessoais, desassombrados e algo
irónicos, do dia-a-dia de Andy Burns, muitos deles caseiros ou com pessoas que,
de alguma forma, cruzam a sua vida, tanto no seu emprego como na sua
residência. Uma espécie de filosofia e sentido de vida do quotidiano
transformados em canções pop, para abreviar.
Até à data, o músico lançou dois excelentes álbuns durante este ano de 2018 (Excited, em Abril e Good Grief em Agosto), tendo no início da sua carreira lançado um outro – que não é muito referenciado – de nome Songs for Films, de 2016, e que é simplesmente fascinante, constituído por três belas canções. Andy Burns procura atualmente revitalizar a sua carreira, daí a edição de dois álbuns este ano, como forma de acelerar o processo de divulgação do seu trabalho, com os consequentes concertos ao vivo a que isso obriga.
O músico australiano esteve na passada terça-feira, no bar Casa do Livro, no Porto, para a última data de uma tour europeia, iniciada em Novembro.
Foi, munido apenas da sua guitarra Fender, ligada a um pequeno amplificador Vox a válvulas, e com o som do instrumental das suas canções, tal qual as escutamos nos seus álbuns, a sucederem-se por via da ligação do seu telemóvel para o PA da sala, que o músico ofereceu ao público o seu espetáculo, um misto de karaoke com guitarra e voz ao momento. E o que é facto é que esta tipologia funcionou plenamente e foi, na medida do possível, extremamente simples e honesta em relação à abordagem lo-fi da sua música.
Ora interpretando temas com a guitarra a acompanhar, ou simplesmente colocando-a de parte e empunhando o microfone, enquanto deambulava em passos dançantes desconexos, Andy Burns, não só demonstrou uma enorme competência para representar a sua música nas suas diferentes intensidades, mas também nas suas partes mais humorísticas.
Simpático que baste com a audiência, sempre foi contando algumas histórias referentes a algumas das suas canções, entre sorrisos e gargalhadas da assistência, explicando que uma era dedicada a um amigo que trabalha(va) num call-center da Disney (e do que isso pressupõem a nível de desequilíbrios hilariantes), como do casal de namorados com quem partilhava o apartamento e que usavam o seu sofá-cama para o óbvio, estando sempre ocupado, ansiando, por isso, e a todos os momentos pelo resgate do mesmo... e da sua paz.
Gostei bastante deste concerto de Andy Burns, não só pela sua música, mas também pelo formato de espetáculo encontrado; é algo muito pouco usual ao vivo, mas que demonstrou ser extremamente preciso e convincente. Este foi bastante agradável e ao sabor da sua música, e, neste tipo de registo, que é pop (mas não pop mainstream ou comercial), Andy Burns é um nome sólido para se contar, desde já, dentro da pop lo-fi alternativa atual. Muitíssimo aconselhável!
Wednesday, 19 December 2018
Tuesday, 18 December 2018
Then They Flew, Woodstock 69, Porto, 15.10.2018.
words: Guilherme Lucas (freely
translated by Raquel Pinheiro); photos Guilherme Lucas
Lisboa’s instrumental post-rock band Then They Flew played last Saturday at Woodstock 69. They were
the first post-rock band I saw live at now closed CAVE 45, in 2016 and holds a
special place in my referential memories. So much so that when I read something
about post-rock bands, or watch them live, I always remember Then They Flew, and
use them as comparison.
In this concert,
the group presented itself with the same dynamics and sturdiness with which I
was convinced the first time I saw them. Excellent musicians, with a repertoire
of great quality within the usual dynamics of their musical style, situated somewhere
in the duality between melancholic, fragile and contemplative ambient and
smashing explosions of pure melodic and cinematic energy. They revisited their
only album, the excellent Stable as the Earth Stops Spinning from October 2015.
Themes like Owls, An Enemy Will Bring Us Together or La Lys were some of those played,
and that are particularly dear to me. As far as I am concerned they played a
very good concert, showing on stage their undeniable value as a band and
musical project. At the end of their performance, at the insistent request of
an audience very pleased with their performance, they played a one song encore.
After the show in
an informal conversation with Bernardo Sampaio, one of the three guitarists and
main promoter of the group, I become aware they had just recorded their second
album. Mixing and final mastering will follow. They hope to release it early
2019, expectation to have more concerts and reach some summer festivals. The
idea of a stronger and more instrumentally heavy album than the first one was
on the air. Then They Flew have had constant live activity, essentially
centered within their location, that is, the South of the country, with
sporadic detours, like their last Saturday’s return to Porto.
As far as I’m
concerned, I will be waiting to listen to the next album, with the obvious
expectation of seeing them live again during 2019. They’re an interesting band.
texto e
fotos: Guilherme Lucas
A banda lisboeta de post-rock
instrumental, Then They Flew, atuaram, no sábado passado, no bar Woodstock 69. Esta foi a
primeira banda que vi ao vivo dentro do género post-rock, em 2016, no extinto CAVE 45, e por isso ocupa
um lugar especial nas minhas memórias de referências. Do género de que quando
leio algo sobre bandas post-rock, ou assisto, ao vivo, a outras bandas dentro
desse estilo musical, recordo-me sempre dos Then They Flew, auxiliando-me deles como referência comparativa.
Neste concerto, o coletivo apresentou-se com a mesma dinâmica e solidez com que me convenceu da primeira vez que os vi. Excelentes músicos, com um repertório de grande qualidade e dentro das dinâmicas habituais dentro do seu estilo musical, e que é algo situado na dualidade entre o ambiental melancólico, frágil e contemplativo e as explosões demolidoras de pura energia, melódicas e cinemáticas. Revisitaram o seu único álbum até à data, o excelente Stable as the Earth Stops Spinning, de Outubro de 2015. Temas como Owls, An Enemy Will Bring Us Together ou La Lys, foram alguns dos que interpretaram, e que me são particularmente mais queridos. Deram, quanto a mim, um muito bom concerto, exibindo em palco o seu inegável valor como banda e projeto musical. No final da sua atuação, e a pedido insistente de um público bastante agradado com a sua atuação, fizeram um encore de mais uma música.
Em conversa informal, após o espetáculo, com Bernardo Sampaio, um dos três guitarristas e dinamizador fundamental do grupo, fiquei a saber que acabaram de gravar o seu segundo álbum, a que se seguirão, desde já, as consequentes misturas, até à masterização final. Contam lançar o mesmo em inícios de 2019 e com a expetativa de conseguirem, por esse meio, angariar mais concertos e atingir alguns festivais de Verão. Ficou no ar a ideia de um álbum mais forte e instrumentalmente mais pesado do que o seu primeiro. Os Then They Flew tem tido uma atividade ao vivo constante, mas essencialmente centrada dentro da sua área de localização, ou seja, sul do país, com esporádicos desvios, como foi o presente caso, no sábado passado, com o seu regresso ao Porto.
Da minha parte, ficarei a aguardar a escuta do próximo álbum, com a óbvia expetativa de os ver novamente em concerto durante 2019. São uma banda interessante.